Como os finlandeses comemoram quando acabam a escola? | Miten suomalaiset juhlavat kun lukio loppuu?

Vamos falar um pouco de uma cultura bem diferente da nossa? Penkkarit. Esta é uma celebração tradicional dos estudantes, do que é correspondente ao Ensino Médio na Finlândia, do último dia de aula. Tradicionalmente, a celebração acontece numa quinta-feira em meados ou fim de fevereiro.

A forma de comemoração varia de uma escola pra outra, geralmente os estudantes usam fantasias, têm uma aula “paródia”, também cantam paródias sobre os professores e jogam doces pra todo mundo, pros estudantes mais novos, aos professores antigos e, como aconteceu aqui em Jyväskylä, eles saem desfilando em cima de caminhões e jogam doces pro pessoal que está andando pela rua. Mas, a verdade é que todo mundo espera o dia do penkkarit pra ir pra rua e pegar docinhos de graça.

2017-02-28-001-0452017-02-28-001-052

Foi a primeira vez que vi algo assim, mas meu colega de classe, dinamarquês, disse que por lá eles têm algo parecido. Achei diferente, engraçado e, claro, gostei de pegar uns docinhos de graça (ainda estou aproveitando os docinhos e fazendo bom proveito). É sempre uma delícia comemorar uma etapa finalizada, penkkarit é isso: todos contentes porque as provas acabaram, tudo deu certo e agora só esperar pela formatura.

Aliás, a formatura do “lukio”, correspondente ao Ensino Médio, é bem diferente também, mas isso é tema pra um próximo post. Até breve!

Um comentário sobre “Como os finlandeses comemoram quando acabam a escola? | Miten suomalaiset juhlavat kun lukio loppuu?

Deixe um comentário