Atendendo a pedidos, vou começar a postar também algumas receitas finlandesas. Claro que por aqui temos alguns ingredientes diferentes, alguns talvez não encontrem em países fora da Finlândia. Por isso, e porque é o prato preferido do meu marido, resolvi começar com algo bem comum, bem amado pelos finlandeses: makaronilaatikko. Eu faço um pouquinho diferente da receita original, mas no final da receita explico o que tem de diferente na minha versão, assim, vocês podem experimentar fazer a receita original.
Makaronilaatikko
- 400g de macaroni
- 3/4 de xícara de queijo ralado (preferencialmente Cheddar, mas eu uso
- bacon
- 400g de carne moída
- 2 dentes de alho
- 2 xícaras de leite
- 3 ovos
- sal
- pimenta do reino
- noz moscada
- páprica
Gosto de começar fritando o bacon e o alho. Quando estão dourados, junto a carne moída também. Tempero com sal, pimenta do reino, um pouquinho de noz moscada e um pouquinho de páprica. No tempo em que começo a fritar a carne, coloco a água para cozinhar o macaroni, lembrando que a dica é colocar uma boa pitada de sal quando a água estiver fervendo.
Enquanto o macaroni cozinha e a carne termina de chegar no ponto, começo a misturar os ovos, o leite e metade do queijo. Gosto de adicionar uma pitada de sal e uma de noz moscada pra dar sabor ao molho.
Em uma assadeira, ou no misturo o macaroni com a carne. Adiciono o molho e misturo mais um pouco, em seguida, cubro com o restante do queijo ralado. Leve para o forno pré-aquecido a 225º Celsius e asse por 40 minutos ou até o queijo ficar com aspecto dourado.
E está pronto o seu makaronilattikko.
Agora vamos ao que não faz parte da receita original. Na receita original, não temos bacon, páprica e alho. É que (quase em toda receita que faço) eu gosto de dar um saborzinho diferente. Talvez você se pergunte, mas então é só a carne? Só, junto com uma cebola picada. Às vezes gosto de adicionar também um pouquinho de molho de tomate… transformando quase num makaroni(bolonhesa)lattikko. Talvez pela falta do tomate é que seja comum por aqui o pessoal comer makaronilattikko com catchup.
O prato é bem saboroso, simples de fazer e não toma muito tempo com o preparo. Já ouvi de algumas estrangeiras casadas com finlandeses que, assim como é aqui em casa, este é o prato preferido do marido. Experimente você também essa receita e comente aqui como foi a experiência.
Larissa, me deu uma fome!
CurtirCurtir