Bem-vindos ao Grande Mercado Internacional | Tervetuloa Kansainvälisille Suurmarkkinoille

No último final de semana tivemos aqui em Jyväskylä um evento bem interessante, um mercado internacional. Um estilo de festival de comidas e algumas variedades de países diferentes que está rodando a Finlândia nessa primavera/verão.

IMG_4378

Segundo o site do evento, a maioria dos produtos vêm de seu país de origem e são de qualidade, lê-se escolhidos a dedo. Este tipo de evento já acontecia na Europa Central e a Finlândia estava bem ativa nesses (vou chamar de) festivais. E em resposta à participação ativa dos finlandeses, países como Alemanha, Itália, Holanda e Inglaterra resolveram vender seus produtos por aqui também. Logo, desde 2012 deu-se início a essa experiência de mercado internacional por aqui, a princípio não se sabia se os finlandeses aceitariam muito bem esses produtos de fora (ainda vou comentar mais vezes sobre isso por aqui, mas eles são bem apegados ao que é produção do próprio país), mas a aceitação excedeu os limites da expectativa dos criadores que repetiram a dose em 2013 e 2014.

Então, agora que estou aqui, aproveitei pra conferir esse festival. E me pareceu muito bom, apesar de que esperava encontrar mais países aderindo à proposta. É muito bem organizado, espaços razoáveis para os lojistas e uma experiência bem diferente para os finlandeses (deixa eu me explicar… no Brasil quando caminhamos pelo centro comercial sempre encontramos muitas lojas com músicas diferentes e muita gente caminhando pelas ruas, já na Finlândia o centro comercial é mais silencioso e se vê mais pessoas em dias de sol; então, essa experiência de grande mercado com músicas diferentes a cada banquinha e muita gente caminhando é um pouco diferente do usual por aqui). Coincidentemente por aqui o festival aconteceu justamente no final de semana da graduação, logo, tinha muita gente fora de casa e conferindo tudo por lá.

Comilona que sou, posso dizer que foi bem interessante especialmente experimentar comidas de diferentes países. E quando chega com uma bandeja e diz “don’t be shy, try” (em bom português significa não seja tímido, experimente) é difícil resistir à tentação. Então não fiz a tímida e experimentei tudo o que pude e viajei a muitos países nessa degustação… Itália, França, Húngria, Grécia, Estônia, Holanda, Alemanha, Turquia, México, Inglaterra e por aí vai. Talvez estejam se perguntando, e será que ela achou alguma coisa do Brasil? Bom, eis minha resposta, não achei exatamente uma banquinha com comida brasileira (aliás, fica a dica aos investidores brasileiros), mas numa banca super internacional de dois irmãos franceses, achei castanhas do pará (do Brasil) e castanha de caju, já comprei e garanti meu saborzinho brasileiro pelos próximos dias, claro!

Pra quem está curioso, seguem aqui algumas fotos de como foi essa experiência bem interessante por aqui:

Uma curiosidade é que faz parte da característica deste evento o uso de bandeiras para identificar de onde vem o produto.

Falei mais da comida, porque a maior parte das banquinhas eram de comida, mas tinha roupa, artigos de decoração, bijuterias, móveis e brinquedos típicos também.

E pra quem está na Finlândia ou vem visitar essas bandas pelos próximos meses, segue aqui o calendário do evento:

Vantaa 26-29.5.2016
Jyväskylä 02-05.6.2016
Lahti 09-12.6.2016
Joensuu 16-19.6.2016
Mikkeli 23-26.6.2016
Lappeenranta 30.6-3.7.2016
Kotka 07-10.7.2016
Tampere 13-16.7.2016
Turku 20-24.7.2016
Rauma28-30.7.2016
Kerava 04-07.8.2016
Kuopio 18-21.8.2016
Oulu 25-28.8.2016
Tornio 01-04.9.2016
Rovaniemi 08-11.9.2016
Helsinki16-25.9.2016

Pra ser bem sincera, a vontade que dá é de viajar pra outras cidades e experimentar um pouquinho mais deste festival, um parabéns pros idealizadores. Sempre é bom ter um evento que te permite conhecer outras culturas e sabores, mesmo que na sua própria cidade.

2 comentários sobre “Bem-vindos ao Grande Mercado Internacional | Tervetuloa Kansainvälisille Suurmarkkinoille

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s