Apredendo Finlandês: Cumprimentos | Opettelen Suomea: Tervehdyksiä

No último final de semana, encontrei uma nova amiga, ela é originalmente das Filipinas, que mora aqui já a mais de dez anos. Estávamos conversando sobre tudo que está envolvido nesse processo de mudança, visto de residência, cidadania, novo passaporte, novo idioma, nova cultura, novos amigos, frutas, estações do ano, saudades…

Enfim, ao final da conversa ela me deu algumas dicas bem interessantes. Para quem não sabe, quando se faz o processo de visto de residência na Finlândia, ao final do processo você pode procurar um curso gratuito oferecido pelo governo para que estrangeiros (que vão residir no país) possam aprender um básico do finlandês. Este curso geralmente acontece na biblioteca e é uma vez por semana. Porém, segundo o que ela comentou comigo, são cursos fracos, pois todo tipo de imigrante acompanha o curso (independente da idade, escolaridade, nacionalidade, se fala pelo menos o inglês ou não), alguns desistem, não é muito bem estimulado e algumas vezes tem troca de professores (já que eles são voluntários). Então até dá pra aprender um básico, mas se há uma facilidade com idiomas ou a vontade de aprender de verdade, existe uma outra alternativa: as universidades. O curso nas universidades, até o momento, também é gratuito. Porém, o curso é bem mais intensivo, são dias e horas de aulas com professores (bem pagos) de finlandês que estão estimulando bastante o conhecimento do idioma.

Depois dessas informações, decidi que vou estudar o finlandês na universidade. O curso é mais concorrido, tem que fazer a matrícula com antecedência, mas, pelo menos, vou aprender de verdade a ler, escrever e falar em finlandês. O curso deve começar por volta de agosto/setembro, então já estamos começando a acompanhar quando vão abrir as matrículas. Enquanto essas aulas não começam, essa minha amiga me deu um presente valioso: um livro com um curso completo de finlandês no melhor estilo “teach yourself”.

IMG_4288.JPG

Isso foi ótimo, já que estava anotando algumas palavrinhas que vinha aprendendo, mas eu tenho essa necessidade de uma gramática e regras pra me dar alguma lógica quando estou aprendendo algo. Agora sim as palavras que já aprendi têm mais sentido e estou aprendendo até que bem rapidinho várias lições. Com certeza nesses dois ou três meses, até o início das aulas, vou aprender muita coisa. Afinal, nada como estar mergulhada na cultura e convivência de pessoas falando (o tempo todo) o idioma que se está aprendendo.

Como sei que aprender um básico da cultura e do idioma de um país é um diferencial quando se quer visitar um lugar novo, resolvi compartilhar com vocês alguma coisinha de vocabulário. Então, de vez em quando vou escrever essas seções “Aprendendo Finlandês” para que vocês também possam ter alguma noção do idioma, especialmente àqueles que querem algum dia viajar pra cá algum dia.

Vamos começar com o básico dos básicos: cumprimentos (ou saudações, não sei o que seria mais apropriado).

  • HYVÄÄ HUOMENTA! – Bom dia! (é o primeiro cumprimento do dia)
  • HYVÄÄ PÄIVÄÄ! – Bom dia! (este já é mais tarde)
  • HYVÄÄ ILTAPÄIVÄÄ! – Boa tarde!
  • HYVÄÄ ILTAA! – Boa noite! (este aqui é tipo aquele “good evening” em inglês)
  • HYVÄÄ YÖTA! – Boa noite! (e este é como o “good night” em inglês, antes de ir dormir)

Ainda dentro dos cumprimentos… Até o momento da minha experiência finlandesa, registrei pelo menos 5 maneiras de se dizer um oizinho em finlandês:

  • HEI!
  • MOI!
  • MOIKKA!
  • MORO!
  • TERVE!
  • HALOO! (no caso este é mais pra um “alô!”)

E se quiser dar um tchauzinho:

  • HEI!
  • HEI HEI!
  • HEI 
  • HEIPPA!
  • MOI!
  • MOI MOI!
  • NÄKEMIIN! (este funciona como um “até logo!”)

Estes são os cumprimentos mais utilizados por aqui, claro que talvez alguns mais próximos tenham aí os seus próprios cumprimentos… rs… Enfim, espero que essas lições curtinhas possam ajudar também.

Até a próxima!

Anúncios

3 comentários sobre “Apredendo Finlandês: Cumprimentos | Opettelen Suomea: Tervehdyksiä

  1. Oiii! Seu blog está muito interessante, está muito gostoso de ler! Aprender finlandês deve ser um desafio mto grande, acho que poderia até comparar a aprender japonês! Uma dúvida… as pessoas falam integralmente o finlandês ou usam o inglês também? Beijos!

    Curtir

    • Oi.. poxa, muito obrigada pelo elogio. Espero que continue acompanhando! 🙂
      Bom, o finlandês e em seguida o sueco (porque no passado a Finlândia foi por um período colônia russa e por um período colônia sueca) são os idiomas oficiais na Finlândia, têm muitas placas e informações em finlandês e sueco, embora é mais provável que as pessoas falem inglês do que o sueco. No dia a dia as pessoas falam integralmente o finlandês, mas se precisar pedir informação em inglês.. quase todo mundo fala alguma coisa de inglês, tive pouca dificuldade no comércio, por exemplo. Uma coisa interessante é que, como no português, eles usam algumas expressões do inglês, por exemplo: sorri (sorry) ou jess (yes – na função de comemoração).

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s