Visitamos no último final de semana a capital da Finlândia: Helsinki. A cidade é grande (especialmente considerando o tamanho das cidades por aqui), bastante espalhada, um trânsito meio doido e uma quantidade surpreendente de estrangeiros. Por ser uma cidade costeira, lembrando que ali temos o Mar Báltico, o vento é gelado!
Como foi só um final de semana, e não deu pra fazer muitos passeios ao ar livre por causa do vento frio, demos uma passeada ali pelo centro mesmo. Pegando o ônibus e descendo bem no centro, você logo vê uma estátua do Aleksis Kivi, um escritor finlandês, e a estação central de trem.
Também já dá pra ver o Ateneum, com obras mais modernas datadas desde o século 19. Pra quem quiser visitar, a entrada é 15 Euros e você também pode pagar um pouquinho a mais e doar 2 Euros pra arte finlandesa.
Andando umas três quadras dali, passamos pela Kansalliskirjasto, a Biblioteca Nacional Finlandesa. Mas estava fechada justamente neste sábado. Mas é possível fazer uma visita sem pagar nada.
Logo em frente fica a Helsingin Tuomiokirkko, Catedral de Helsíquia. é a terceira igreja na cidade. Uma curiosidade para quem não sabe, os finlandeses são, em sua maioria, luteranos. E nesta entrada lateral é possível ver um tetragrama com o nome de Deus.
E ali também está Senaatintori, o Senado finlandês. Um patio enorme em frente é onde você pode encontrar muitos turistas.
Ali por perto, passando pelo escritório do presidente.
E por aí também, à beira mar, tem o Kauppatori, uma feira em que você encontra comidas típicas, roupas, trabalhos manuais. E eu já sei que no verão é um lugar bem animado, mas nesse final de outono estava meio vazio, pra falar a verdade.
Porém, há uma outra opção: Vanha Kauppahalli, o Mercado Antigo. Por ali tem excelentes opções de alimentos típicos (ou não), peixes, queijos, nozes, castanhas e amêndoas, verduras e legumes, e uma boa refeição rápida, mas o carro chefe por ali são as sopas.
Saindo da área dos mercados, tem um parque linear, Esplanadi. E depois já voltamos ao centro.
Ah! Por ali perto tem o shopping (bem grandinho até… 8 andares) Stockmann. Onde você encontra de tudo: eletrônicos, roupas, perfumes, pães, cafés, maquiagem, calçados, etc.
Um lugar bem legal pra uma caminhada, um pique-nique (especialmente se não estiver frio)… é o Sibeliuksen Puisto, um parque (e um monumento lindo) em homenagem à Jean Sibelius. Ele foi um compositor finlandês, um dos mais populares no final do século XIX e início do século XX. Escreveu sete sinfonias e, assim como Beethoven, cada uma numa ideia musical. No parque, você pode usar o código QR para escutar uma de suas composições.
É isso, Helsinki é uma cidade que dá pra se fazer uma visita rápida e se apaixonar pelos visuais antigos e modernos se misturando.
Mas querendo conhecer melhor… a cidade conta com 80 museus! Visite Helsinki!
Amo o outono, mas em um dia de sol deve ser uma cidade ainda mais bonita. Sobre o video do outro post: não é possível assistir daqui do Brasil 😦
CurtirCurtir