Helsinki

Visitamos no último final de semana a capital da Finlândia: Helsinki. A cidade é grande (especialmente considerando o tamanho das cidades por aqui), bastante espalhada, um trânsito meio doido e uma quantidade surpreendente de estrangeiros. Por ser uma cidade costeira, lembrando que ali temos o Mar Báltico, o vento é gelado!

Como foi só um final de semana, e não deu pra fazer muitos passeios ao ar livre por causa do vento frio, demos uma passeada ali pelo centro mesmo. Pegando o ônibus e descendo bem no centro, você logo vê uma estátua do Aleksis Kivi, um escritor finlandês, e a estação central de trem.

IMG_7869.JPG

IMG_7872.JPG

Também já dá pra ver o Ateneum, com obras mais modernas datadas desde o século 19. Pra quem quiser visitar, a entrada é 15 Euros e você também pode pagar um pouquinho a mais e doar 2 Euros pra arte finlandesa.

img_7871img_8022

Andando umas três quadras dali, passamos pela Kansalliskirjasto, a Biblioteca Nacional Finlandesa. Mas estava fechada justamente neste sábado. Mas é possível fazer uma visita sem pagar nada.

IMG_7887.JPG

Logo em frente fica a Helsingin Tuomiokirkko, Catedral de Helsíquia. é a terceira igreja na cidade. Uma curiosidade para quem não sabe, os finlandeses são, em sua maioria, luteranos. E nesta entrada lateral é possível ver um tetragrama com o nome de Deus.

img_7885img_7886

E ali também está Senaatintori, o Senado finlandês. Um patio enorme em frente é onde você pode encontrar muitos turistas.

img_7890img_7891img_7913

Ali por perto, passando pelo escritório do presidente.

IMG_7947.JPG

E por aí também, à beira mar, tem o Kauppatori, uma feira em que você encontra comidas típicas, roupas, trabalhos manuais. E eu já sei que no verão é um lugar bem animado, mas nesse final de outono estava meio vazio, pra falar a verdade.

img_7960img_7978img_7979

Porém, há uma outra opção: Vanha Kauppahalli, o Mercado Antigo. Por ali tem excelentes opções de alimentos típicos (ou não), peixes, queijos, nozes, castanhas e amêndoas, verduras e legumes, e uma boa refeição rápida, mas o carro chefe por ali são as sopas.

img_7988img_7991img_7992

Saindo da área dos mercados, tem um parque linear, Esplanadi. E depois já voltamos ao centro.

IMG_7995.JPG

Ah! Por ali perto tem o shopping (bem grandinho até… 8 andares) Stockmann. Onde você encontra de tudo: eletrônicos, roupas, perfumes, pães, cafés, maquiagem, calçados, etc.

IMG_8011.JPG

Um lugar bem legal pra uma caminhada, um pique-nique (especialmente se não estiver frio)… é o Sibeliuksen Puisto, um parque (e um monumento lindo) em homenagem à Jean Sibelius. Ele foi um compositor finlandês, um dos mais populares no final do século XIX e início do século XX. Escreveu sete sinfonias e, assim como Beethoven, cada uma numa ideia musical. No parque, você pode usar o código QR para escutar uma de suas composições.

img_8043img_8044img_8045img_8047img_8060img_8086

É isso, Helsinki é uma cidade que dá pra se fazer uma visita rápida e se apaixonar pelos visuais antigos e modernos se misturando.

img_7925img_7926img_7927img_7962img_7964img_7997img_8004

Mas querendo conhecer melhor… a cidade conta com 80 museus! Visite Helsinki!

Anúncios

Um comentário sobre “Helsinki

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s