Esta semana completei três meses nas aulas de finlandês e o que eu posso dizer é que: uau, estou conseguindo! É fácil? Não, definitivamente. Acho que já comentei aqui anteriormente, mas são 5 horas e meia de aulas por dia, todos os dias da semana. Então, além da dificuldade com o idioma em si, há um cansaço e um esgotamento mental. Cansa e muito. Imagina que você está aprendendo um idioma que nunca ouviu na vida (porque não é um inglês ou espanhol que a gente escuta nas músicas, nos filmes e vai tendo aquela identificação) e durante horas todos os dias da semana você só estuda isso… Pois é, não é fácil.
Mas a verdade é que hoje eu consigo entender uma boa parte do que os finlandeses falam, já consigo me virar falando finlandês ao invés de sempre usar o “do you speak English?“. A maior dificuldade claro é que pareço uma criança de um ano aprendendo a falar, falo devagar, tenho que pensar pra responder (primeiro pensa o que a pessoa falou, bota na cabecinha, daí pensa como fazer a resposta, achou a frase, daí agora fala e torce pra acabar o diálogo) e, claro, tenho um sotaque estrangeiro.
Existe alguma coisa fácil no finlandês? Sim, cada letra é pronunciada da mesma maneira em todas as palavras, não tem esse negócio de combinar e mudar o som da letra, como temos no português o LH, NH, CH, SS, RR, etc. Então, aprendeu direitinho como é o som de cada letra do alfabeto, pronto, pode ler qualquer coisa!
Alguns leitores me perguntaram se tem alguma forma de aprender finlandês pela internet. Bom, existem, sim, alguns sites e aplicativos para aprender a gramática e o vocabulário, porém a maioria do que se encontra está em inglês. Então, se você não sabe inglês as opções reduzem bastante. Mas vou deixar pra vocês aqui alguns links que podem ser úteis:
- Wikilivros – Finlandês
- Aprender Finlandês
- Loecsen
- Aprender Finlandês
- Lições de Finlandês
- NEMO
- Venla – Finnish for foreigners
- UUNO
- Tavataan taas! – Finnish fr foreigners
- English-Finnish Vocabulary Quizzes
- Uusi Kielemme – Finnish for busy people
- Oneness City
- FINTWOL
- Verbix
- MoniNet
- Digita Dialects
- Speak Languages
- Finnish 101
Exitem alguns aplicativos, em português, que podem ser usados, mais voltados para vocabulário do que gramática, são:
- Nemo Finlandês
- Mondly: Aprenda Finlandês
- LearnBots Finlandês
- Vocabulário Finlandês
- Easy Learning Finlandês
- Aprenda o Guia SMART Finlandês
- Finlandês em um Mês HD
- Finlandês para Viagens
- O Bebê Aprende – FINLANDÊS
- Brincar e Aprender Finlandês
E pra fechar um segredinho que aprendi com o tempo por aqui: tem que praticar. Ouvir música, ler (até mesmo aqueles pequenos anúncios de papel, qualquer coisa), ouvir a conversa de outras pessoas e checar se está entendendo é algo que uso às vezes (embora não seja muito educado… rsrs). Li um artigo uma vez com estrangeiros dizendo suas técnicas para aprender finlandês e algumas eram bem interessantes como, por exemplo, ler livros infantis, estudar livros de finlandês para estrangeiros em casa, ver televisão em finlandês e ler as legendas… mas a melhor dica era traduzida como “não jogue a toalha”.
Por falar em prática, em fevereiro vou ter seis semanas de prática laboral (exatamente: trabalhar). Ainda não sei aonde, estou procurando um local próximo de casa primeiro, porque se eu esperar que a escola encontre pra mim daí pode ser em qualquer lugar e pertinho de casa é melhor, né?! Se estou pronta pra essa prática? Talvez, os professores dizem que sim, mas eu mesma estou é apavorada e com a certeza que vou travar as primeiras cinco semanas e meia.
Enfim, finlandês não é um bicho de sete cabeças… umas quatro, cinco, talvez… brincadeirinha.
Preciso praticar… não é fácil. Ainda bem que Larissa compartilha conosco. Beijos….
CurtirCurtir