Três meses estudando finlandês | Kolme kuukautta nyt opiskellut suomenkieltä

Esta semana completei três meses nas aulas de finlandês e o que eu posso dizer é que: uau, estou conseguindo! É fácil? Não, definitivamente. Acho que já comentei aqui anteriormente, mas são 5 horas e meia de aulas por dia, todos os dias da semana. Então, além da dificuldade com o idioma em si, há um cansaço e um esgotamento mental. Cansa e muito. Imagina que você está aprendendo um idioma que nunca ouviu na vida (porque não é um inglês ou espanhol que a gente escuta nas músicas, nos filmes e vai tendo aquela identificação) e durante horas todos os dias da semana você só estuda isso… Pois é, não é fácil.

Mas a verdade é que hoje eu consigo entender uma boa parte do que os finlandeses falam, já consigo me virar falando finlandês ao invés de sempre usar o “do you speak English?“. A maior dificuldade claro é que pareço uma criança de um ano aprendendo a falar, falo devagar, tenho que pensar pra responder (primeiro pensa o que a pessoa falou, bota na cabecinha, daí pensa como fazer a resposta, achou a frase, daí agora fala e torce pra acabar o diálogo) e, claro, tenho um sotaque estrangeiro.

Existe alguma coisa fácil no finlandês? Sim, cada letra é pronunciada da mesma maneira em todas as palavras, não tem esse negócio de combinar e mudar o som da letra, como temos no português o LH, NH, CH, SS, RR, etc. Então, aprendeu direitinho como é o som de cada letra do alfabeto, pronto, pode ler qualquer coisa!

Alguns leitores me perguntaram se tem alguma forma de aprender finlandês pela internet. Bom, existem, sim, alguns sites e aplicativos para aprender a gramática e o vocabulário, porém a maioria do que se encontra está em inglês. Então, se você não sabe inglês as opções reduzem bastante. Mas vou deixar pra vocês aqui alguns links que podem ser úteis:

Exitem alguns aplicativos, em português, que podem ser usados, mais voltados para vocabulário do que gramática, são:

  • Nemo Finlandês
  • Mondly: Aprenda Finlandês
  • LearnBots Finlandês
  • Vocabulário Finlandês
  • Easy Learning Finlandês
  • Aprenda o Guia SMART Finlandês
  • Finlandês em um Mês HD
  • Finlandês para Viagens
  • O Bebê Aprende – FINLANDÊS
  • Brincar e Aprender Finlandês

E pra fechar um segredinho que aprendi com o tempo por aqui: tem que praticar. Ouvir música, ler (até mesmo aqueles pequenos anúncios de papel, qualquer coisa), ouvir a conversa de outras pessoas e checar se está entendendo é algo que uso às vezes (embora não seja muito educado… rsrs). Li um artigo uma vez com estrangeiros dizendo suas técnicas para aprender finlandês e algumas eram bem interessantes como, por exemplo, ler livros infantis, estudar livros de finlandês para estrangeiros em casa, ver televisão em finlandês e ler as legendas… mas a melhor dica era traduzida como “não jogue a toalha”.

Por falar em prática, em fevereiro vou ter seis semanas de prática laboral (exatamente: trabalhar). Ainda não sei aonde, estou procurando um local próximo de casa primeiro, porque se eu esperar que a escola encontre pra mim daí pode ser em qualquer lugar e pertinho de casa é melhor, né?! Se estou pronta pra essa prática? Talvez, os professores dizem que sim, mas eu mesma estou é apavorada e com a certeza que vou travar as primeiras cinco semanas e meia.

Enfim, finlandês não é um bicho de sete cabeças… umas quatro, cinco, talvez… brincadeirinha.

Anúncios

Um comentário sobre “Três meses estudando finlandês | Kolme kuukautta nyt opiskellut suomenkieltä

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s