Com certeza uma das coisas mais difíceis no final de outono e inverno não é o frio, mas o escuro. Gente, tem umas raras horinhas de sol e só. Pois é, pra quem é bom de geografia vai entender que como estamos próximos a um dos pólos do planeta, a luz solar por aqui é uma loucura: sol o tempo todo no verão vs. não tem sol no inverno.
De verdade algumas cidades mais ao norte da Finlândia não tem sol de jeito nenhum e a gente aqui mais no meio do país tem uma certa “vantagem” e tem umas 5 horinhas (ou menos) de sol por dia no inverno. Mas posso dizer sinceramente? É difícil. Você acorda, toma banho, se arruma, pega o ônibus e chega no seu destino e está um breu às 9h da manhã; daí você volta pra casa, está um breu e são 15h30. Quer dizer, cadê o sol?!
Eu já tinha visto faz tempo, mas vou compartilhar aqui com vocês esse time lapse mostrando a diferença da luz solar no inverno e verão, olha só:
Eu aprendi que não é só porque sou estrangeira, vinda de um país tropical, que essa época do ano é mais complicada. Por aqui o escuro é a maior reclamação dos finlandeses também. Mas eles arranjam outras formas de “se adaptar” à escuridão, existem, por exemplo, umas luminárias que fazem uma luz super forte no horário que o sol deveria estar no céu normalmente, deixando que você tenha noção de tempo, já que nosso corpo é de certa forma guiado pela luz do dia, certo? Além disso, é uma época em que se vendem e usam muitas velas, muitas mesmo, e fica tudo lindo! Também como é um período longo sem sol (mais ou menos novembro, dezembro e janeiro) há uma falta de vitamina D nos finlandeses, então, toda farmácia e supermercado vende vitamina D e, sim, a gente toma diariamente uma dose pra manter o corpo ativo.
Enfim, é difícil, mas se seguir conforme o costume, dá pra ir curtindo. O escuro é ruim, mas o inverno também traz a neve e quando neva tudo fica lindo, tudo vira cenário de filmezinho Sessão da Tarde, aquele pra assistir comendo uma pipoca e debaixo d um cobertor. Mas que verdade seja dita, o verão é só em junho e eu já esto contando os dias.