Receita finlandesa: Almôndegas | Suomalainen resetti: Lihapullia

Hoje vamos aprender uma receita bem comum entre os países nórdicos, eu conheci como almôndegas suecas… almôndegas do Ikea… rs. É fácil, barato e, de fato, uma receita bem comum pro almoço dos nórdicos. A receita é simples, mas tem algumas diferencinhas nos ingredientes se compararmos com a receita brasileira para almôndegas. Por exemplo, não é molho vermelho que acompanha, mas o tal “molho marrom”, que em finlandês chamamos de ruskea kastike. Aqui vocês vão ver as duas receitas juntas. Vamos começar?

Lihapullia

  • 1 cebola pequena cortada em cubinhos
  • 1 dente de alho cortado em cubinhos
  • 2 colheres de manteiga
  • 1 ovo
  • 1/4 de xícara de farinha de rosca
  • 400g de carne moída (metade suína e metade bovina)
  • noz moscada
  • sal
  • pimenta do reino

Ruskea Kastike

  • 1 colher de manteiga
  • 1 colher de farinha de trigo
  • 1 xícara de caldo de carne
  • 1/3 de xícara de creme de leite fresco

Pra começar, coloque a manteiga numa panela e frite a cebola e o alho, até estarem dourados. Retire da panela e junte aos demais ingredientes numa vasilha. Misture todos os ingredientes até que estejam homogêneos. Dica: se usar uma panela de tamanho razoável (uma frigideira mais funda ou uma caçarola), você pode usar ela agora e mais tarde, dá pra fazer tudo numa panela só, sem precisar ficar sujando muita louça.

2017-04-20 001 196.JPG

Cubra com um plástico filme e leve para a geladeira por, pelo menos, 30 minutos.

Você pode umedecer um pouco as mãos e fazer as bolinhas (almôndegas), eu prefiro um tamanho não muito grande, porque eu gosto que a carne esteja bem cozida. Coloque uma colher de manteiga na panela, frite as almôndegas e depois coloque num prato com papel para secar a gordura da fritura.

2017-04-20 001 201

Se tiver alguma “sujeirinha” na panela, às vezes sai um pedacinho de cebola ou alho da almôndega, é bom tirar para não ficar com gosto de queimado no molho. Para o molho, uma colher de manteiga, espere derreter. Abaixe o fogo. Adicione a farinha de trigo, mexa até ficar um roux (parece um creminho). Adicione o caldo de carne aos poucos, sempre mexendo para não criar bolinhas. Aumente o fogo e adicione o creme de leite fresco. Deixe cozinhar aproximadamente 3 minutos. Eu gosto de adicionar um pouquinho de cebolinha e salsinha secas no molho. Abaixe o fogo, adicione as almôndegas e deixe cozinhar por mais uns 2 a 5 minutos.

2017-04-20 001 202

Como acompanhamento, tradicionalmente, temos batatas e geleia de lingonberry. Para o meu prato, preparei as batatas no forno (fiz alguns furinhos com o garfo e coloquei no forno em temperatura 100 graus por 1 hora, depois só abrir e colocar um pouquinho de manteiga) e coloquei no prato a geléia de lingonberry, você também pode usar geleia de morango (se não for muito doce).

A receita rende mais ou menos 30-32 almôndegas, geralmente servimos 8 por pessoa, então é uma receita para quatro pessoas. Você também pode, antes de fritar, fazer as bolinhas e congelar. No mais… enjoy it e surpreenda os amigos com um prato diferente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s