Vamos às compras? | Mennään ostoksille?

A primeira vez que vim à Finlândia e fui passear sozinha, pensei: ok, onde está o shopping center? Porque, no meu pequeno entendimento, shopping center é aquele lugar onde as paredes externas são de vidro espelhado, dentro é tudo clarinho e iluminado, tem uma musiquinha ambiente tocando, tem palmeiras e fontes e a gente encontra de tudo num lugar só, certo?! Bom, então eu descobri que, não necessariamente.

Em se falando de Finlândia (e posso dizer que isso vale pra alguns países vizinhos também), shopping center é mais parecido com uma galeria ou até algum estilo de shopping center brasileiro, vai… não vou ser tão extremista. Não é exatamente aquela arquitetura com todo um design moderno, vidros espelhados, fontes, etc.,  mas algo mais tradicional e prático do tipo algumas lojas em um prédio. Além daquele comércio comum por aqui onde as lojas são no térreo e apartamentos em cima ou ainda pequenas casas que se dividem em lojas, claro que essa regra não vale para grandes lojistas como H&M, IKEA e outros que têm seu próprio espaço. Vou tentar ilustrar isso:

E no centro as ruas viram passarelas com espaço para os pedestres circularem entre essas lojas e shoppings.

IMG_3710IMG_3842

Os supermercados, em sua maior parte, se dividem com outras lojas.

IMG_3832.JPG

Resumindo, o pequeno comércio fica em espaços que mais se parecem casas, o shopping center é como se fosse uma daquelas galerias e tem os supermercados com outras lojas dentro. Claro que, no caso, estou falando de uma cidade menor que a capital, então o centro é menor, os shoppings são menores e há menos consumidores nas ruas. Mas, em Helsinki, por exemplo, é possível encontrar shoppings maiores, mais parecidos com os que temos no Brasil. As lojas já são bem maiores e a quantidade de pessoas na rua ou nesses shoppings também.

O comércio, em si, é um pouco diferente. Começam a atender mais tarde, geralmente em torno das 10h, e dependendo do tamanho do estabelecimento pode fechar bem mais tarde, tipo 23h. Mas, já descobri que nem sempre abriu até mais tarde ou nos finais de semana. Conversando com alguns finlandeses por aqui, todos disseram a mesma coisa: mudou nos últimos anos, com a chegada de mais estrangeiros. Claro que nós, americanos e consumistas, temos uma boa participação nessa mudança. Só espero que os finlandeses mais tradicionais não achem muito ruim esse costume americanizado de ter lojas e supermercados disponíveis quase, e se possível, 24 horas por dia.

Outra coisa que me surpreendeu por aqui é o atendimento. Finlândia, nota dez em atendimento! O vendedor não fica no seu pé o tempo todo, mas aparece com um cumprimento sorridente, como quem diz “Oi, estou aqui, precisa de alguma ajuda?”. Não posso dizer que já fui mal atendida em alguma loja ou supermercado por aqui, ao contrário, em alguns lugares fui tão bem atendida que a vontade era até de ficar mais por ali.

A novidade dessa semana é a feira que tivemos na quinta-feira passada. Foi feriado por aqui, estava ensolarado, então todo mundo estava do lado de fora (a propósito, quando está ensolarado por aqui, as pessoas ficam mais sorridentes, mais amistosas, estão em grupos e calorosas de um jeito totalmente único – um dia vou escrever somente sobre essa mudança de humor extremamente peculiar). No centro tivemos uma feira, algo que ainda não tinha visto por aqui, tinha e tudo: show com música típica, móveis para a sauna, flores, tapetes, comida e bebida, roupas, especiarias, etc. Foi bem atípico, mas estava cheio de gente.

Dia a dia a Finlândia vem surpreendendo com suas peculiaridades. Já estou ansiosa para novas descobertas!

2 comentários sobre “Vamos às compras? | Mennään ostoksille?

  1. Larissa estou amando o teu blog. Bastante claros e precisos os textos publicados, com fotos espetaculares. Dá vontade de apanhar um avião agora e acompanhar-te nas descobertas. Força maninha!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s