Alvar Aalto

Gosto muito de visitar museus, às vezes mais de uma vez, é uma oportunidade de entrar de cabeça na história e vida de lugares e, neste caso, pessoas. Recentemente visitei o Alvar Aalto Museo Jyväskylä, fica bem próximo ao centro da cidade e tem fácil acesso. A primeira vez que visitei o museu foi porque queria visitar algum museu, já estava no finalzinho da viagem e na sexta-feira a entrada era gratuita. Eu não tinha ideia de quem era Alvar Aalto, mas topei mesmo assim.

Bom, dessa vez eu já sabia quem era Alvar Aalto e já tinha o conhecimento de que os finlandeses respeitam muito este arquiteto e designer. As pessoas compram produtos desenhados por ele e descobri que existe até uma lei de que quem vive em uma casa desenhada pelo arquiteto não pode fazer nenhuma modificação na casa sem a liberação da fundação responsável pelas obras do arquiteto e governo finlandês, claro que depois de constatado que vai manter as mesmas condições que o arquiteto desenhou (ou seja, não é fácil morar numa casa desenhada por Alvar Aalto, mas é um luxo). Enfim, com essas informações antes de visitar o museu, tive um ponto de vista totalmente diferente nesta visita. Por isso, vou contar pra vocês um pouquinho de quem era Alvar Aalto.

Alvar Aalto foi um arquiteto finlandês que viveu entre 1898 e 1976, sua obra foi importante para a arquitetura moderna do século XX e design (especialmente de cadeiras e cristais). Suas obras na área da arquitetura estão espalhadas não só por toda a Finlândia, mas outros países como Suécia, França, Itália, Estados Unidos, etc. e tem como foco a relação com a natureza. No design ficou conhecido por um tratamento de compensado moldado (esse trabalho é explicado no museu por meio de um vídeo demonstrativo). Ele foi casado duas vezes e suas esposas, ambas arquitetas, também colaboraram com projetos e design. Posso estar sendo exagerada, mas ao ler a biografia e ver suas obras no museu, tenho a impressão de que Alvar Aalto introduziu a Escandinávia na Arquitetura. E, talvez por isso, os finlandeses têm muito respeito por ele e suas obras. E sou privilegiada, já que moro bem em frente a uma de suas importantes obras: Säynätsalo Town Hall.

IMG_4123.JPG

O Alvar Aalto Museo opera em duas cidades: Jyväskyla e Helsinki, também é possível visitar algumas de suas construções em Muuratsalo tem a Experimental House (casa experimental), Studio Aalto e Aalto House em Helsinki. Moro em Jyväskylä, então, aproveitei a sexta-feira de entrada gratuita e fiz minha visita neste museu. Este museu é simples, pequeno, porém bem informativo. Para quem é da área da arquitetura e design essa é uma excelente visita e para quem é curioso (como eu) também. E tem um café e uma lojinha no museu, pra quem se interessar…

O museu funciona de terça a domingo, sendo que de setembro a junho (temporada mais fria) o horário de funcionamento é das 11 às 18 horas e nos meses de julho e agosto (temporada de verão e férias escolares) o horário é de terça a sexta das 10 às 18 horas e sábados e domingos das 11 às 18 horas. O museu é fechado na segunda-feira e, pelo menos por enquanto, a entrada é gratuita na sexta-feira.

Anúncios

Um comentário sobre “Alvar Aalto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s