Não sei vocês, mas eu gosto de uma boa dança. Por aqui as danças tradicionais podem variar desde divertidas até mais românticas. Já dancei algumas vezes e achei alguns vídeos no Youtube. Vejam alguns exemplos de danças típicas finlandesas:
Humppa
É um ritmo finlandês, uma mistura de jazz e foxtrot muito rápido. A palavra humppa em finlandês humppa é usada para dança social e foi inventada por Antero Alpolapara um programa de rádio em 1950. Ele trouxe essa influência da Oktoberfest alemã, onde o pessoal por lá usava a palavra oompah pra descrever um ritmo tocado com tuba onde a primeira batida fazia um som de “hump” e a segunda um “pa”. Existem três formas de dançar Humppa, a primeira os dançarinos começam juntos na primeira batida; a segunda tem ritmo e movimentos de samba e valsa; e a terceira forma também é conhecida por Nilkku, é dançada num passado lento, lento, rápido, rápido, com uma aparência de manco.
Jenkka
É uma dança rápida, dançada no tempo 2/4 ou 4/4. Homens e mulheres fazem passos semelhantes, segurando na cintura um do outro. O homem fica à esquerda e a dança segue em frente. É uma versão finlandesa do Schottische – dança originária da Bohemia – no Brasil seria algo entre o xote e o chamamé.
Letkajenkka (Letkiss)
Letkiss talvez seja a música mais famosa e, por isso, o ritmo acaba sendo conhecido pelo mesmo nome. E os amigos que estiveram no nosso casamento já conhecem, porque todos se juntaram numa grande dança! Este gênero musical ficou popular nos anos 1963-1965 por aqui. A ideia é tocar Jenkka com instrumentos não tradicionais. Os instrumentos que tocam Jenkka são basicamente violino e acordeão, já Letkajenkka é tocada com instrumentos de sopro, guitarra, baixo e bateria. Quem começou o Letkajenkka foi Erik Lindström, a banda sueca Adventurers gravou e, imediatamente, fez sucesso na Finlândia. Depois um norueguês nascido nos Estados Unidos, Jan Rohde, gravou com os Adventurers e a banda Wild Ones (norueguesa), que fez sucesso na Holanda. Meio ano depois, Rauno Lehtinen gravou a música Letkis e aí a música explodiu como a música mais popular de Letkajenkka. Enfim, o ritmo foi sucesso por vários países na Europa, América Latina e até no Japão. Vários compositores escreveram canções ou fizeram versões das originais músicas de Letkajenkka. Os passos são no estilo Bunny Hop, de 1950, que estudantes americanos fazendo intercâmbio na Finlândia trouxeram pra cá. Os passos são basicamente: esquerda, esquerda, direita, direita, salta pra frente, salta pra trás e dá três saltos pra frente.
Tango
Existe até uma “briguinha” se o tango é argentino ou finlandês. O tango é bem tradicional por aqui também, assim como na Argentina. É um ritmo menos sensual que o argentino, os dançarinos por aqui dizem que o tango finlandês tem mais contato (peito com peito) e mais sentimento que o tango argentino. Com passo longos e um estilo próprio finlandês, mas de passos bem marcados.
Valssi
Essa é a valsa, aquela que a gente já conhece. É muito comum em festas de casamento, salões de dança ou jantares por aqui. É verdade que com o tempo a panturrilha morre, mas valsa é pra mim a dança mais bonita.
De forma geral, as músicas finlandesas são tocadas na base de um acordeão.
tango que eu saiba não é da Finlândia
CurtirCurtir
pode ser que sim, como pode ser que não… como pode ser somente um diferente tipo de tango, assim como existem diferentes tipos de polca por aí… há uma disputa sobre de onde veio o tango primeiro, se da Finlândia ou da Argentina. 🙂
CurtirCurtir