Turku

Estive visitando Turku no último sábado e vou mostrar um pouquinho pra vocês. Antes de tudo, queria dizer que cidades à beira mar (e qualquer outra cidade na Finlândia) são mais turísticas em tempos de verão, em tempos de inverno não tem muito atrativo. Além disso, visitei Turku bem no dia 31 de dezembro, nublado, frio e atrações todas fechadas para visitação. Mas, positividade, e vamos lá…

Turku é a cidade mais antiga da Finlândia, fundada no século XVIII, tem mais ou menos 184 mil habitantes, é uma cidade bilíngue (com a maior população de língua sueca na Finlândia), às margens do mar Báltico e do rio Aurajoki, lugarzinho que deve ser visitado. Aliás, fiz um passeio rápido e já combinei de voltar no verão, quando tudo, de fato, acontece.

059img_8739

E uma informação bem interessante no site oficial da cidade é que Turku tem algumas cidades irmãs (pra quem não sabe o que é uma cidade irmã, uma explicação bem simples é uma cooperação entre as cidades com objetivo de criar relações econômicas e culturais) ao redor do mundo, seguem aqui os anos dos projetos e as cidades:

1946 Bergen (Noruega), Gotemburgo (Suécia), Aarhus (Dinamarca)
1953 São Petersburgo (Ráussia)
1958 Gdansk (Polônia), Constança (Romênia), Rostock (Alemanha)
1963 Varna (Bulgária)
1967 Colônia (Alemanha)
1971 Szeged (Hungria)
1976 Bratislava (Eslováquia)
1992 Florença (Itália)
2008 Tartu (Estônia)

E além destas, Turku também tem uma cooperação com as cidades de Tallinn (Estônia) e Tianjin (China).

Bom, uma atração que precisa ser visitada é o Castelo de Turku, às margens do rio Aurajoki, e que eu também preciso visitar, já que estava fechado para visitação no dia. Mas, se vocês pesquisarem um pouquinho, vão perceber que lá dentro tem peças originais dos tempos medievais e a estrutura já passou por algumas renovações, o que tirou um pouquinho a ideia da visitação, mas todo mundo diz que ainda vale a pena. Eu só pude tirar fotos do lado de fora e posso dizer que já achei que o visual é lindo e rende fotos incríveis.

e.JPG

O rio Aurajoki, que fica ali ao ladinho do castelo, é o principal rio da cidade e é o que dá acesso ao mar. No verão têm vários barquinhos saindo pra passeios em ilhas, jantares, além dos cruzeiros para a Suécia durante o ano todo. Por ali também tem parque, vários cafés, restaurantes, enfim, é o lugarzinho badalado da cidade. E no verão também tem uma feirinha medieval rolando por ali.

img_8744

061.JPG

Os principais pontos turísticos ficam ali próximos ao rio, por exemplo, a Biblioteca Municipal. O prédio tem a parte antiga e a parte nova, ambos muito bonitos.

img_8723img_8726

078.JPG

Existe também um museu marítimo Forum Marinum, às margens do rio Aurajoki, que não estava aberto no dia que fui, mas além do prédio conta com alguns barcos-museus e peças em exposição. Pra quem gosta de barcos, navios e afins, com certeza é uma visita que vale a pena. Fica bem pertinho do Castelo de Turku.

img_8711img_8703

E uma das minhas visitas preferidas em qualquer cidade finlandesa é o Kauppahalli, ou mercado antigo. Este aqui é de 1896 e é bem bonitinho, além disso tem comida gostosa, de vários países diferentes, num preço acessível.

084086

Bom, nas proximidades de Turku tem outras duas cidadezinhas que são uma gracinha e vale a pena a visita: Raisio, que é pequena, simples e bem bontinha, e Naantali, que é uma cidade totalmente veraneia, com parques, restaurantes, hotéis e muita coisa pra fazer somente no verão.

Enfim, Turku (e região) é uma gracinha, a arquitetura, o beira rio, o beira mar… tudo lindo! Com certeza voltarei no verão e, claro, vou deixar uma matéria nova pra vocês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s