Em supermercado, em lojas de artigos esportivos, na internet, por todo lugar estão vendendo patins, esquis e o problema é que eu sou de um país tropical, que raras vezes viu neve, então eu não sei esquiar ou patinar no gelo.
Daí hoje vendo as notícias, vi que uma escola internacional de esqui oferece aulas gratuitas para crianças estrangeiras, e penso: “poxa que legal, integrando as criancinhas estrangeiras no costume local!”. Mas, e os adultos? Calma que tem chance pros adultos também. Continuei lendo, além da notícia, a página da escola.
Achei excelente que têm umas vaguinhas pros adultos também. Afinal de contas, a gente que também não sabe esquiar, não pode ficar de fora, né? Cadê a coragem pra encarar uma pista de patinação ou um resort de esqui sabendo que, de fato, estamos num nível antes do infantil?! Não é fácil encarar a realidade de que esses jovens, essas crianças finlandesas desde que aprendem a andar, aprendem também a esquiar e/ou patinar no gelo, além das brincadeiras com trenó, etc. Mas é pior ainda saber que se você não “botar a cara à tapa” e temter, não vai aprender nunca como esquiar na neve ou patinar no gelo e vai ficar de fora das atividades mais comuns no inverno.
A escola International Cross Country Ski School of Finland, ou, originalmente em finlandês, Kansainvälinen Hiihtokoulu, ensina a modalidade Cross Country. O objetivo deles é ensinar pelo menos 100 crianças e 10 adultos de origem estrangeira.
Meu relato de hoje está mais relacionado à notícia que li, no link vocês podem ver a versão em inglês, mas ainda tenho pretensão de aprender pelo menos os esportes mais comuns no inverno pra me integrar à cultura e me divertir um pouco nesse inverno. Talvez entre em contato com a escola, vai que eles têm umas aulas por aqui… ou talvez eu tente na cara e coragem mesmo.