Desafio é a melhor palavra pra descrever como é achar um lugarzinho pra estacionar na Finlândia. Não que não tenham vagas suficientes, mas que é difícil entender quando é que pode e quando é que não pode estacionar num lugar, ou por quanto tempo pode ficar lá, ou de que lado da rua, etc.
Existem estacionamentos privados, nas ruas existem os locais pagos pela máquina automática, os locais gratuitos com um limite de tempo – se utilizando uma peça de plástico onde você informa o horário que estacionou por ali, que eu vou chamar de “parquímetro” neste artigo, também existem ruas em que é permitido estacionar somente em dias pares ou somente em dias ímpares… Nada fácil de entender, né?! Vou tentar explicar com algumas fotos que tirei por aqui.

Esta placa indica que é permitido o estacionamento somente de motocicletas, na posição indicada.

Esta placa indica que a partir deste local, ou neste local indicado, é permitido o estacionamento somente de bicicletas.

Nesta aqui temos bastante informação. Indica que existem duas vagas pagas (por uma máquina automática, que você paga quanto tempo vai ficar ali e coloca o ticket de forma visível) de segunda à sexta-feira das 08 às 20 horas e aos sábados das 08 às 16 horas. E a informação “1 vyöhyke” que é traduzida como seção 1, significa que é uma vaga cara. Existem níveis de seções, quanto mais próximas ao centro, por exemplo, mais caras.

Esta é uma das placas mais perigosas, num português mais claro, a placa diz: não estacione por aqui, é um estacionamento particular, você pode pagar uma multa de 60 Euros.

Neste caso você pode estacionar o carro por duas horas, na posição indicada na placa, usando um tipo “parquímetro” que a gente coloca de forma visível – geralmente em cima do painel do carro, das 8h às 18h nos dias de semana, e é livre o estacionamento por aqui nos finais de semana e durante a noite.

Esta placa também indica que é uma área onde o estacionamento é pago, de segunda à sexta-feira das 8 às 20 horas e aos sábados das 8 às 18 horas.

Esta também é uma placa que indica que estacionar por ali é pago de segunda à sexta-feira das 8 às 20 horas e aos sábados das 8 às 18 horas.

Aqui indica que são duas vagas para carros de pessoas com necessidades especiais, claro que tem que ter a plaquinha indicativa.

Os estacionamentos privados, sejam eles em supermercados, shoppings, etc. eles têm essas placas indicativas nas ruas indicando se tem vagas (no caso desta foto “Tilaa” quer dizer “Há vagas”) ou na maioria das vezes até quantas vagas tem.

Nesta placa a informação é a seguinte das 00 às 06 da manhã, todos os dias, não é permitido estacionar ali porque é uma vaga para táxis.

Aqui você pode estacionar por 1 hora, usando aquele “parquímetro”, de segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas e sábado das 8 às 15 horas. Mas se você faz parte do grupo A, geralmente é algo dado aos moradores da região, você pode ficar estacionado por ali quanto tempo quiser.

Pra essa placa a informação é que durante o dia e noite você pode estacionar por ali por até 3 horas, usando aquele tipo “parquímetro”. Mas o limite de tempo não se aplica à quem pertence àquele grupo A.
Difícil de entender, não é mesmo? E por aqui ainda faltou uma placa não muito comum, mas muito confusa, que explica se você pode estacionar por ali em dias pares ou ímpares e de lado da rua. O problema é que, difícil ou não, a gente tem que entender, porque se estacionar num lugar errado, se passar do tempo, a multa é certeira e serão 60 Euros a menos no seu orçamento. E também algo precisa ficar claro, se você quer estacionar de graça, esteja preparado pra uma boa caminhada, porque próximo ao centro mesmo, só áreas pagas.
Aos poucos chego à conclusão de que a Finlândia é um lugar excelente pra viver, mas é onde nem tudo é perfeito. Podia ter um estacionamento mais liberal como em muitos lugares no Brasil, né?