PT
Então, estive num casamento aqui na Finlândia (pela primeira vez). E até poderia, mas não vou contar sobre as tradições dos casamentos finlandeses, já que, neste caso, os noivos optaram por cortar uma boa parte das tradições finalandesas. Então, não me sinto habilitada a comentar sobre isso.
Enfim, teva um banda tocando durante a festa e eles tocaram uma música que tinha aprendido no meu primeiro curso de finlandês, mas que soou tão bonitinha durante o casamento e quis compartilhar com vocês.
J. KARJALAINEN – HÄN (Ela)
sai mut toivomaan, hän,
ja vielä enemmän
Hän, sai mut nauramaan, hän,
sai mut laulamaan, hän,
antoi mulle sävelmän
Hän, hyvä haltiatar, hän,
yön kuningatar, hän,
on enää nimi iskelmän
Ela, quando o verão se torna outono e as folhas voam
kun poissa on hän
Hän, sai mut nauramaan, hän,
Ela, me faz rir, ela,
me faz cantar, ela,
Hän, taas kitarani viritän
Ela, minha guitarra novamente afino
E ouço um som familiar,
So I was at a wedding here in Finland (it was my first time). And I do could, but I will not tell you about the traditions of Finnish marriages, since in this special case the bride and groom chose to cut off a good part of the Finnish traditions. So I just don’t feel empowered to comment on that.
Anyway, they had a band playing during the party and they played a song that I had learned in my first Finnish course, but it sounded so cute during the wedding that I wanted to share it with you.
J. KARJALAINEN – HÄN (Ela)
sai mut toivomaan, hän,
ja vielä enemmän
Hän, sai mut nauramaan, hän,
sai mut laulamaan, hän,
antoi mulle sävelmän
Hän, hyvä haltiatar, hän,
yön kuningatar, hän,
on enää nimi iskelmän
She, when summer changes to fall and leaves fly
kun poissa on hän
sai mut laulamaan, hän,
antoi mulle sävelmän
She, my guitar I tune again
And listen a familiar sound
Gostei da música, e, ficou bom ter a letra para acompanhar com o cantor. Parabéns!
CurtirCurtir
Olá Larissa. Chamo-me Wesley! Vou escrever neste post pois é o mais recente, rsrs.
Primeiramente, fico muito feliz em ter conhecido um blog onde uma brasileira conta sobre sua vida na Finlândia. Conheci o blog hoje e tou lendo algumas coisas e achando bem interessante.
Com sua experiência, gostaria de tirar uma dúvida.
Minha noiva possui alguns conhecidos na Finlândia e através deles que conhecemos o país. Ficamos muito interessados e até planejamos tentar morar na Finlândia, mesmo sendo brasileiros e não tendo parentes próximos (um desses conhecidos é uma sobrinha da avó da minha noiva).
A Finlândia permite que brasileiros possam morar no país, mesmo que não tenhamos nenhuma proximidade familiar com algum finlandês? Se sim, o que recomenda que façamos antes de termos a oportunidade de visitar a Finlândia?
Mais uma vez, obrigado pelo blog e agradeço o retorno desde já!
CurtirCurtir
Olá, seja sempre bem-vindo ao blog! Bom, vamos lá… mudar pra cá não é o processo mais simples, mas existem algumas possibilidades. Não é simples como mudar de cidade, é claro… Mas a Finlândia permite que cidadãos da União Europeia vivam na Finlândia tranquilamente, claro que (como sempre) tem umas pequenas burocracias, afinal tem questão de imposto, benefícios sociais, que precisam ser estabelecidos sobre que país vai tomar conta. Como Brasil está bem longe da Europa, a não ser que você tenha cidadania europeia, existem outras maneiras de mudar pra cá, sem ser por razão familiar. Por exemplo, talvez a maneira mais fácil seja por meio de estudos, você pode se inscrever num dos cursos da universidade e ter o visto de estudante, daí estando aqui arrumar um emprego e se estabelecer mais facilmente; outra possibilidade é conseguir um emprego na Finlândia enquanto você ainda está no Brasil (não é o método mais fácil, mas às vezes acontece); além disso há um outro método ainda mais complicadinho, mas que conheço uma família tentando… eles vieram com visto de turismo e aqui aplicaram para o visto de residência com base de que eles recebem uma renda (a aposentadoria) do marido e a esposa faz artesanatos… este talvez seja a forma mais complicada de ter o visto aprovado, é muita análise por parte da imigração e bastante buricracia cansativa.
Uma dica: existe uma instituição com resposta à todas suas perguntas caso queira se mudar pra cá:www. migri.fi
Dá uma passeada pelo site! 😉
E se seus planos derem certo, bem vindos à Finlândia!
CurtirCurtir